domingo, 23 de janeiro de 2011

Discurso do Padre Ribamar por ocasião de sua despedida



A identidade sacerdotal como toda e qualquer identidade cristã encontra na Santíssima Trindade a sua própria fonte que se revela e autocomunica aos homens em Cristo constituindo n’Ele, e por meio do Espírito, a Igreja como germe e início do Reino. É no interior do ministério da Igreja como comunhão trinitária que se revela a identidade cristã de cada um e, portanto, a específica identidade do sacerdote e do seu ministério.
            O sacerdote, de fato, em virtude de sua consagração que recebe pelo sacramento da Ordem é enviado pelo Pai através de Jesus Cristo, cabeça e pastor do seu povo, e é configurado de modo especial para viver e atuar na força do Espírito Santo e para a salvação do mundo. O ministério ordenado surge com a Igreja e tem nos bispos, e em referência e comunhão com eles, uma relação particular com o ministério dos apóstolos.
            Chegou a hora de deixar São Bernardo, e parto desarmado da mesma forma quando aqui cheguei, apenas com a vontade de viver com toda a intensidade a vocação. Levo também a saudade e a experiência de um trabalho pastoral rico. Não porque melhoramos a vida das pessoas, mas porque superamos obstáculos que impediam a convivência e juntos almejamos as coisas do alto, e a cada dificuldade procurávamos a melhor forma sem negligenciar o que fundamenta a vida cristã.
            Meu louvor hoje, se estende de modo muito especial a Deus Pai pela sua infinita bondade de ter me chamado para fazer parte do sacerdócio de seu Filho Jesus Cristo para servir com a força do Espírito Santo a sua Igreja que se encontra em Brejo, nesses oito anos na Paróquia Santuário São Bernardo.
            Sou grato ao Monsenhor Maurício pelos valores que nortearam a nossa amizade, nossa convivência e a pastoral de conjunto durante esses anos. Através dele abraço a todos os paroquianos. Que o Senhor recompense com sua graça a todos os que contribuíram direta ou indiretamente com meu ministério sacerdotal.
            O Senhor Bispo envia-me para o Seminário Diocesano Divino Salvador em São Luís-MA. O seminário é uma das jóias preciosas da Igreja, pois dele surgem futuros pastores para realizar em suas vidas a determinação do Senhor Jesus: “Ide e ensinai a todas as nações”. Prometo cuidar para que o seminário seja uma sementeira de qualidade porque o semeador é de alto nível: Jesus Cristo.
            Minha palavra ao que será enviado para São Bernardo: o seguimento de Jesus comporta determinadas rupturas tantas vezes radicais. Sem elas é praticamente impossível viver como discípulo do Mestre. Ora, deixar a barca para Pedro e seus companheiros, significava deixar tudo, inclusive o estabelecido, o rotineiro, mas também o mais agradável e o mais seguro. Seja bem vindo e faço votos de êxito em sua nova missão.
            Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevo o cálice da minha salvação invocando o nome santo do Senhor” (Sl 115). Na radicalidade de sentir-se a menor das criaturas abre-se espaço para que o outro seja também importante. Pois com a ajuda do Espírito Santo de Deus temos condições de viver a dimensão do amor oblativo, pois é Ele que distribui os carismas e dons de forma extraordinária. Não podemos esquecer que o Espírito age na vida da Igreja e das pessoas. É uma necessidade que temos como pessoa que responde ao chamado, querer sempre cumprir o mandato do Senhor: “avancem para as águas mais profundas”.

Muito obrigado a todos,
Padre Ribamar Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário